domingo, 18 de fevereiro de 2018

POSIÇÃO DO SENSOR DE VOLTA ALTERA RESULTADO?

Li a notícia abaixo no portal G1, dentro do Globo (Futebol) Esporte e vi o vídeo da chegada:


A reportagem aponta uma diferença de 0s000 e diz que o resultado foi decidido no photofinish. Visualmente a diferença é escandalosa, faz parecer que a cronometragem é bem débil, assim como uma boa parte das matérias de esporte que não tratam de vinte dois caras correndo atrás de uma bola. 

Na minha total falta do que fazer, além de um caminhão de imagens que tenho a melhorar aqui, editei o vídeo em câmera lenta e vi a mesma diferença da foto. Pensei que fosse ler algo sobre essa enorme diferença visual no final da matéria, mas não.

Fiz umas contas aqui e vi que se o carro estiver a 280 km/h ele percorre 7,77 cm a cada milésimo de segundo. Certamente a diferença visual ultrapassa isso em muito, talvez mais que o dobro disso, o que descartaria a margem tolerada, a que ficaria abaixo dos milésimos de segundo.

Talvez a diferença no local de fixação do sensor no carro provocou o empate. Ou o sensor do carro de número 9 estava mais para trás ou o do carro de número 1 estava mais para a frente do que deveria. 

Quem sabe alguns centímetros a mais na diferença do sensor, uns oito ou nove, e o carro de número 1 acabasse vendendo por 1 milésimo de vantagem no cronômetro.

Como "se" não vence absolutamente nada, segue o vídeo editado pelo desocupado:



2 comentários:

  1. Opa!
    Voltamos......
    Muito bom!
    Luis Guilherme #66

    ResponderExcluir